Thundercats (2011)
Estamos já há um bom tempo nesta onda de remakes e reboots que provou ser rentável, se não no cinema, no home video(DVDs, Blu-Ray) ou produtos licenciados.
Hoje decidi comentar a nova série animada dos Gatos do Trovão. Mas como eles foram remodelados para esta nova geração?

Thundercats= Estilo Anime Pasteurizado + Público Ben 10 + Medieval + Sci Fi + Magia + Busca por itens.

Bom ou ruim?
Gosto é gosto, mas posso te dizer que quando anunciaram, e apresentaram as primeiras imagens, fiquei com um pé atrás. Putz! Lion( e não Lion-O) Ben 10? Panthro anos 90? Será que vão conseguir desembuchar o Tygra( que não fazia muita coisa relevante no desenho antigo)? E aí, como serão as aventuras, os mutantes, os Berbils, o Thundertank? A intenção poderia até ser boa, mas e a execução?
Eis que “viajo para os EUA para assistir o seriado”
No decorrer dos episódios, apesar de não ser muito original, ela é convidativa principalmente porque já apresenta um background com diferenças relevantes `a primeira versão.
Lion-O agora é um adolescente filho do Rei de Thundera, Claudius. No anterior ele era um adolescente que durante a fuga de Thundera, sua câmara criogênica não funcionou muito bem e ele atingiu a idade adulta, porém ainda tinha a mesma idade mental de Willy Kit e Willy Kat.
Não vou entrar em muitos detalhes, esmiuçando cada episódio. Vou dar uma linha geral e revelar alguns mistérios e surpresas. “Teje avisado!”

Por um bom tempo ficamos confusos por Tygra(um tigre) ser irmão mais velho de Lion-O e não ter nenhuma semelhança com o Rei Claudius, nos levando a acreditar que Tygra é adotado(ou meio irmão?). Por pelo menos meia temporada esse assunto não é explorado, mas como somos apresentados a um mundo de fantasia de seres distintos convivendo entre si, deixamos passar…
Tygra tem inveja de Lion-O por não ser o herdeiro legítimo, o que “obóviamente” vai gerar alguns conflitos. Além do triângulo amoroso Lion-O, Cheetara, Tygra. Mais pra frente surge a rebelde Pumyra pra equilibrar os relacionamentos. Tygra ganhou uma “overpowerizada” e ficou mais porradeiro, com direito a uma pistola além daquele chicotinho-boleadeira que estou com preguiça de procurar o nome correto agora ou ver o desenho abaixo…

Cheetara está mais jovem, com idade aproximada de Tygra e Lio-O. Ela é uma sacerdotisa e discípula de Jagga um dos magos clérigos e sábios de Reino de Thundera.

Snarf de ama seca e falastrão, vira só um mascote da equipe, atrelado aos momentos cômicos. Ah, e não fala.
Neste novo Terceiro Mundo vivem em reinos distintos, gatos, cães, peixes, elefantes, abutres, plantas, berbils, etc.

Os gatos por possuirem a Sword of Omen Espada Justiceira se deram bem e reinavam absoluto, porém quando Mumm- Ra é acordado de seu sono eterno ele decide se vingar dos Thundercats. E não é que a “múmia não tão paralítica” consegue ter sucesso no ataque?

Nesta nova aventura Mumm-Ra retorna e dá uma sova nos gatos, com a ajuda dos Lagartos comandados por Escamoso e aproveitam pra se vingar com gosto, capturando e escravizando os sobreviventes.

O que garantiu a vitória de Mumm-Ra e seu exército de lagartos, foi o uso de tecnologia, robôs, mecanismos esquecidos por muito tempo a ponto de virar uma lenda. Tanto que o Rei Claudius enviou seus dois Generais – Panthro e Grunne para encontrar essa tal felicidade tecnologia. Antes do ataque só tinha voltado Grunne dizendo que Panthro morreu.
Quando Panthro retorna(você achou que ele tinha morrido mesmo?) se junta aos jovens para se vingar de Grune.

O Panthro não ficou parecendo um outro personagem de anime? R: Mas o Jet Black tem um braço Biotônico biônico!
Calma padawan, calma…

Seu Thundertank recebe um pentada tunada violenta e fica bem apelão.

Willy Kit e Willy Kat são irmãos orfãos, crianças de rua. Após a destruição do reino de Thundera se unem a Lion-O e os demais.


OK, macacada gataiada reunida. E agora José?
Bom, Lion-O vai ter que ser virar para ser digno de se chamar o Senhor dos Thundercats, controlar a espada Justiceira ( visão além do alcance-ce-ce!), descobrir como usar o Livro dos Presságios, já que é ele quem dá a localização das Pedras do Poder e dar um jeito de derrotar Mumm-Ra, tudo isso “aprontando altas confusões”.
As Esferas do Dragão
Para derrotar o ser de vida eterna, eles precisam reunir as 4 pedras do poder. Eles e o Mumm-Ra, porque quem começou a procurar foi o tiozinho da bandagem. Quem juntar as quatro pedras ganha. Valendo!
– Pedra da Guerra

– Pedra do Chespirito Espírito

– Pedra da Tecnologia

– Pedra de Crack Misteriosa. Quem sabe na próxima temporada saibamos qual seja, o que ela faz.

No decorrer dos episódios somos apresentados a um passado muito distante em que os ancestrais dos Thundercats eram servos de Mumm-Ra durante as buscas pelas esferas do dragão Pedras Mágicas que dariam poder para conquistar o universo.

Na nave há várias espécies presas e subjulgadas(as espécies que povoarão o Terceiro Mundo). Leo acaba revendo suas atitudes e se une aos demais planejando uma rebelião contra Mumm-Ra. Durante a batalha a nave cai no Terceiro Mundo. A Pirâmide na verdade é uma nave que se esborrachou no chão. E enquanto o vilão está tirando aquele sono da beleza, as espécies decidiram cada uma esconder uma pedra. Adivinha quem ficou com a Pedra da Guerra?
Considerações finais
Importante ressaltar que este desenho animado não foi feito para adulto, logo não adianta querer que seja igual ou que tenha que ser dark. É e não é Thundercats. Mantêm vários elementos e insere em um nova dinâmica.
Há episódios engraçados, sensíveis, dramáticos. Alguns que chegam a surpreender pela angústia gerada, pois os Thundercats são colocados em situações bem complicadas.
Achei muito cedo para o Lion-O morrer em um dos episódios, mesmo que seja pra voltar depois. Toda a situação poderia ter acontecido de outra forma e a mensagem final ser a mesma.
Alguém trai o grupo num momento crucial da aventura, permitindo um gancho para caso seja confirmada uma nova temporada. Portanto pode ser que seja a última notícia desta série por aqui, a não ser que decidam fazer um filme. Ma aí é assunto para um outro post…
acho que ficou muito boa esta evolução! Espero que nesta segunda temporada apareça e explique sobre os ” lunatac’s”
CurtirCurtir
Essa versão dos Gatos do Trovão apesar de como você citou retirar algumas referências de outros desenhos conseguiu modernizar os personagens. Pra mim é óbvio que ainda continuo gostando da versão clássica, mas há episódios deste anime renovado que valem a pena assistir.
CurtirCurtir
Vi e gostem, acho que é uma pena não ter continuação, e só acho que roteiro poderia ser um pouco melhor, mais adulto, já que publico dos Thunder Cats maioria é das antigas anos 80 e 90 anos. Mas deve dizer que o roteiro não é nem um pouco infantil, digamos que roteiro é acessível a todas as idades. Meio Equilibrado nem muito infantil e nem muito adulto.
CurtirCurtir
Eu amei essa versão e achei essas diferenças muito bem-vidas. A história principal é outra, a personalidade e caráter dos personagens mudou, explorando aos poucos o passados de cada um, uma maravilha. Ah, e eu desde o primeiro momento imaginei que o Tygra era adotado, mas muito bom que o desenho não tenha exposto tudo na sua cara de uma vez, com as coisas sendo apresentadas com cuidado e tempo. Mas você gostou ou não gostou?
CurtirCurtir