Séries que estou assistindo: Fringe 5ª (e Última) Temporada

Esta série sofreu por ter sido associado como um “Arquivos X encontra Lost”( com o perdão do trocadilho).

Será que ela conseguiu se destacar ou se limitou a ser uma cópia mal feita?

Fringe-5a-temporada-Poster-do-episodio-final

5 Temporadas, 100 episódios. Só por estes dados, já soa bastante expressivo, considerando que muitas séries  não conseguem angariar o público necessário para renovar mais uma temporada. Some isso a mudança de horários, queda de audiência e algumas soluções ousadas(que para o espectador médio americano já é um esforço pensar um pouco mais). E todo um trabalho hercúleo para mantê-la no ar até finalmente o anúncio de sua conclusão na 5ª e derradeira temporada.

546867_10151235437638668_1862749328_n

DO QUE SE TRATA ESTA TEMPORADA

Lá pela 4ª temporada, foi apresentada um universo no futuro onde os Observadores dominam a sociedade e há uma resistência formada pela filha de Peter e Olivia, Henrietta(também conhecida como Etta)  que por acaso trabalha na Equipe Fringe a serviço dos Observadores. Neste mesmo episódio ela descobre que seus pais estão presos no ambar e ela consegue salvar seu pai, que a reconhece. Essa resolução ficou para a última temporada. Reunir a equipe Fringe original e salvar o mundo dos Observadores.

Henrietta_Bishop

OS TREZE EPISÓDIOS FINAIS

A Equipe Fringe se tornou uma lenda pois nunca encontraram os corpos de Peter, Walter, Olivia, Astro Astrid e (por que não?) Gene, após a invasão dos Observadores em meados da década de 10, deste século 21.

Para quem não sabe, nunca ouviu e tem medo de perguntar, os Observadores eram viajantes do tempo vindo de um futuro muito,muito distante. Eles são humanos, mas utilizam uma tecnologia que lhes conferem diversas habilidades como visualizar diversas linhas temporais, prevendo ações e reações, raciocínio extremamente rápido, mas tudo isso acaba deixando de lado a parte emocional, eles desconhecem sentimentos como amor, raiva, tristeza (sem falar no paladar, motivo pelo qual eles “tacavam” pimenta nas refeições).

Nas temporadas anteriores vieram 12 Observadores  que viajaram por diversos períodos da civilização pesquisando quando seria o melhor momento para todos os demais se instalassem para alterar o ambiente aos seus interesses. Um deles, conhecido como Setembro se afeiçoou demais aos humanos, em especial ao Walter pois ele salvou Peter.

Etta, a filha de Peter e Olivia atua na Divisão Fringe, sob os cuidados de Broyles. E consegue encontrar o paradeiro da equipe original,ou seja, sua família. Eles estiveram presos no âmbar por aproximadamente 20 anos e agora, juntamente com Etta integrar a resistência contra os Observadores. E sim, ela está infiltrada no governo dos Observadores para derrubá-los.

Walter havia gravado nas fitas do laboratório uma série de orientações e artefatos necessário para construir algo capaz de derrotar os Observadores. Mas o vilão da Temporada, Windmark, detonou a cabeça de Walter fazendo-o esquecer de muitas coisas, sendo uma delas o plano. Para complicar, as fitas ficaram presas no âmbar e alguma  parte das fitas acabam sendo danificadas ao usarem o laser afim de derreter o âmbar e retirar as fitas.

Então resumindo a temporada foi basicamente assim: Juntar as fitas, contendo as instruções e as peças para destruir os Observadores.

Numa das fitas, a equipe Fringe se desloca até Pensilvânias e lá encontram uma comunidade de pessoas cuja aparência foi alterada pelas propriedades de uma matéria existente na floresta. Mas não é só isso, essa comunidade possui um banco de dados com vários registros do passado e consta que Walter e um tal de Donald deveriam se encontrar, porém o Donald foi capturado pelos Observadores.

Broyles que até então não havia aparecido, nos revele que Etta o convocou para a resistência. Ela ensinou por exemplo, a bloquear os pensamentos para que os Observadores não o descobrissem. E infelizmente a personagem que nos apresentou este futuro, morre. Quem fica abalado com isso é Peter que faz um Observador de refém, e utiliza o dispositivo que permite todas as habilidades e instala em si próprio em segredo.

Walter, seguindo as suas gravações encontra um edifício danificado mas que esconde um Universo de Bolso. Aparentemente havia algo muito importante lá mas que infelizmente não está mais. E Peter começa a desenvolver os mesmos “super poderes” dos Observadores, prevendo os passos dos membros chaves, e realizando ataques a eles. Olivia percebe algo diferente, no entanto Peter desconversa. Walter encontra mais um artefato, uma daquela ogivas.

Olivia vai em busca de um caminhão com um imã gigante. Walter pesquisa sobre a peça inserida em Peter e o que está acontecendo com seu filho. Enquanto Windmark já ciente de que está sendo vigiado parte para embate físico.

Walter deseperado com a possibilidade de voltar a ser o cientista arrogante, presunçoso que era usa LSD (mais uma vez) e nos traz um do momentos mais memoráveis da temporada, se não, da série. Nesse tempo eles descobrem o sinal oriundo do radinho lá do universo de bolso acreditando que seja o tal Donald.

Qual é a senha? 

Nina Sharp, contribui uma última vez para salvar o garoto observador( ele havia aparecido em um dos episódios antigos), parte fundamental para salvar o mundo.

Para saber o que fazer com todas as partes do plano encontrados até agora,Walter decide entrar no tanque de privação para desvendar quem é Donald. Nesse tempo Windmark descobre um pouco mais sobre o garoto observador, algo que ele considera uma anomalia. E consegue capturá-lo.

No penúltimo episódio Olivia recebe doses maciças de cortexiphan para atravessar o outro lado e saltar de novo no exato lugar que o garoto esta, nos garantindo rever “Bolivia” e Lincoln.

Com êxito em sua missão agora é a hora de enfrentar de uma vez por todas os Observadores!

Trailer legendado do episodio duplo de encerramento da série:

Anúncios

Um comentário sobre “Séries que estou assistindo: Fringe 5ª (e Última) Temporada

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s