Technodromo #3

Hoje no Technodromo vou falar de um músico que tem um estilo musical bem diferente do que já falei por aqui antes, alguém arrisca adivinhar qual o artista da vez?

Um dica, está no Guinnes Book.

 Adivinhou quem chutou o PSY, sim ele mesmo, o cantor Sul Coreano autor do hit mundial Gangnam Style, ou se preferir pode chama-lo pelo seu nome verdadeiro, Park Jae-Sang, como deve ser conhecido pelos seus pais.
Atualmente com 36 anos ele está no Guinness Book, o livro dos recordes devido ao estrondoso sucesso que Gangnam Style fez no Youtube, sendo o vídeo mais assistido da história! Atualmente com cerca de 1,5 bilhões de visualizações, batendo a marca de 1 bilhão no fatídico dia 21 de dezembro de 2012, também é o vídeo de K-pop com mais visualizações em um curto espaço de tempo, acumulando mais de 80 milhões de visualizações em apenas 45 dias. Não bastasse isso, ainda é o vídeo que detém a marca de vídeo que tem o maior número de “gostei” do Youtube, com mais de 7,1 milhões no total.

Estão falando de mim!?

Psy vem de uma família milionária, segundo estimativas, sua família possui uma fortuna de 30 milhões de dólares, Psy por sua vez fez um patrimônio estimado em 10 milhões de dólares, somente com marketing Psy já faturou cerca de 4,6 milhões de dólares através de propagandas de grandes empresas, a exemplo da empresa Sul Coreana Samsung, tanto dinheiro certamente influenciou o estilo de Psy, que está sempre vestido de maneira elegante.

Ele se tornou popular na Coréia do Sul, principalmente por seus vídeos humorísticos e apresentações de palco, se você ainda não percebeu isso com Gangnam Style dê uma conferida neste vídeo de um show feito este ano, dia 13/04/2013.


Psy lançou dia 11/04/2013, o aguardado sucessor de Gangnam Style, o single Gentleman e no dia 13/04/2013 fez um show para apresentar oficialmente ao público a música e o clipe.
A nova música de trabalho, assim como Gangnam style, é dançante, com ritmo techno e um refrão que gruda na cabeça, pra ouvir até enjoar. Além do estilo característico, ele mantém os trocadilhos em coreano e inclui versos do tipo “eu sou uma máfia da festa!”. Na versão editada, ele canta que é um “mother father gentleman” (“eu sou um cavalheiro de pai e mãe”), mas na versão original ele usa “mother fu***r gentleman” (“Cavalheiro pra c*r***o”).

Sobre a coreografia: “Todos os (sul) coreanos conhecem essa dança, mas (aqueles em) outros países ainda não viram”, disse Psy a uma televisão sul-coreana na semana anterior ao lançamento do clipe.

Ele pediu aos fãs para vestirem branco no show de lançamento do single (13/04/2013) e seu estilista disse à Reuters no mês passado que o conceito para a nova música seria novamente um terno formal com “uma reviravolta inesperada de diversão”, que já era esperado pelos fãs, que estão acostumados com o estilo divertido do cantor, no hit anterior por exemplo, ele parodiava a vida dos ricos ociosos de um bairro chique de Seul (Gangnam) com uma divertida crítica ao modo de vida consumista da região e com a dança imitando movimentos de equitação que viraram uma mania internacional.

Confira agora o clipe:


Pessoalmente eu gostei bastante, claro que não superou Gangnam Style, mas também não esperava por isso, minha expectativa é que fosse algo realmente bom, e ao menos chegou nesse nível.

Pode ser que você tenha notado algo familiar no vídeo, se não notou, aqui vai uma ajuda:

Candy Crush!?
Exatamente!
O joguinho febre nos smartphones e Facebook faz uma participação especial em uma das cenas do clipe, rumores não confirmados pelo agente de Psy afirmam que seria uma ação de marketing, utilizando product placement, e que o valor pago chegaria a 1 milhão de dólares por cerca de 4 segundos de exibição, se o rumor for confirmado essa ação de marketing ficaria mais cara que os comerciais mais caros do mundo, uma exibição de 30 segundos no Superbowl (comerciais mais caros da televisão) chegam a 3,8 milhões de dólares, por exemplo.

Outros produtos podem ser vistos durante o clipe, mas estes não são tão conhecidos no Brasil.

Um fato curioso é que o clipe (na versão original) não poderá ser exibido na televisão Sul Coreana por infringir as regras de exibição de marcas, para passar no crivo das televisões as marcas deveriam ser encobertas por uma tarja cinza escuro.


Fonte (em inglês)http://kotaku.com/is-psys-gentleman-video-just-a-giant-commercial-474673280

E aí!? Gostaram?

Fanpage oficial: https://www.facebook.com/officialpsy

————————————————————————————————————————

UPDATE: Dia 18/04/2013, o clipe “Gentleman” foi BANIDO da programação da maior rede de televisão Sul Coreana, a KBS (Korean Broadcasting System), por uma razão um tanto inusitada. O motivo da retirada do clipe da programação está logo nos 6 primeiros segundos do vídeo, PSY chuta um cone de trânsito, sim um Cone!

Quanto a proibição do clipe, o produtor do PSY disse que não irá realizar alterações no vídeo.

Mother F**k*r Gentleman!

Fontes (em inglês):
http://www.billboard.com/articles/news/1558814/psys-gentleman-too-hot-for-korean-tv
http://kotaku.com/psys-newest-video-banned-for-an-odd-reason-475804269

————————————————————————————————————————
UPDATE 2: Dia 22/04/2013 o vídeo Gentleman atinge 200 milhões de vizualizações no YouTube, e segundo projeções pode ultrapassar ou igualar Gangnam Style em um espaço de tempo menor.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s