O Que Vi do Filme #11: Produções Independentes

Desta vez, ao invés dos blockbusters, pipocão, arrasa quarteirão, compartilho com você alguns filmes independentes, mais autorais sem tantas amarras de Hollywood.

Pipoca com Bacon - Filmes Independentes

E caso não saiba, até as grandes produtoras possuem divisões específicas para estas produções de menor apelo comercial, utilizando os festivais para promover tais filmes.

A Outra Terra( Another Earth) – 2011

Pipoca com Bacon-Poster A Outra Terrra

Sinopse

Rhoda Williams, uma estudante de astrofísica no MIT, se anima quando vê um planeta e resolve dar uma olhada mais de perto. Ela atinge uma minivan e mata uma família. Ela é presa por quatro anos, e quando é solta, busca o viúvo da família, o compositor John Burroughs. O planeta que ela viu é uma cópia do planeta Terra, e um concurso de dissertações é feito onde o vencedor pode viajar em uma nave espacial para visitá-lo. Williams considera a possibilidade de visitá-lo para ver que tipo de vida sua cópia teria levado.

O Que Vi do Filme

Muito mais um drama do que um sci-fi, trata de algumas questões:

– Quem você seria se algo mudasse em algum ponto da sua vida? Seria rico, pobre, bonito, feio, teria toda a sua família junta?

– Já imaginou se encontrar com este seu outro eu pra saber como seria esta vida?

Lunar( Moon) 2009

Pipoca com Bacon_Poster_1280

Sinopse

Sam Bell (Sam Rockwell, Frost /Nixon, As Panteras) está perto de completar seu contrato de três anos com a empresa Lunar Industries, que minera a fonte primária de energia da Terra no lado escuro da Lua. A única companhia de Sam é o vigilante computador da base chamado Gerty (dublado por Kevin Spacey o vencedor do Oscar® de Melhor Ator em 1999, em Beleza Americana). Todo esse isolamento está se fazendo sentir na vida de Sam. Sua única conexão com o mundo exterior são mensagens de sua esposa e filhinha enviadas via satélite. Ele anseia pelo momento de voltar para casa, mas um terrível acidente na superfície lunar leva a uma descoberta perturbadora que contribui para seu crescente sentido de paranóia e fragmentação a tamanha distância de casa. LUNAR é um suspense científico inteligente que rivaliza com clássicos do gênero como 2001: Uma Odisseia no Espaço.

O Que Vi do Filme

Não tem como negar a inspiração (estética ao menos, com 2001…). Eles tem até mesmo Gerty no lugar de HAL, mas fique tranquilo pois não é um wannabe. As semelhanças ficam por aí. Você sente o ambiente, pois é só o personagem principal e o robô na lua e a empresa e a família na Terra se comunicando por vídeo. No entanto as coisas se complicam, o filme cresce e as explicações vão surgindo.

O Substituto( Detachment) – 2011

Pipoca com Bacon - O Substituto_Poster

Sinopse

Henry Barthes é um professor brilhante com um verdadeiro talento para se conectar com seus alunos. Em outro mundo, ele seria um herói para sua comunidade. Mas, assombrado por um passado conturbado, ele escolhe ser professor substituto – nunca na mesma escola por mais que algumas semanas, nunca permanecendo tempo suficiente para formar qualquer relação com os alunos ou colegas. Uma profissão perfeita para alguém que busca se esconder ao ar livre. Quando uma nova missão o coloca numa decadente escola pública, o isolado mundo de Henry é exposto por três mulheres que mudam a sua visão sobre a vida: uma estudante, uma professora e uma adolescente fugitiva.e

O Que Vi do Filme

Diferente de Sociedade dos Poetas Mortos, apesar de inspirado, o professor substituto tem consciência de que no seu breve tempo lecionando, não irá mudar o mundo, mas pretende do seu jeito, permitir que seus alunos desenvolvam senso crítico. Apesar de ser um filme americano, numa escola americana, alguns dramas são universais ou contemporâneos. Por exemplo a pouca valorização das escolas na periferia, as intimidações sofridas pelos professores tanto dos alunos quanto de seus pais além da falsa ideia de que eles devem assumir a função de pais dos alunos também.

Anúncios

Um comentário sobre “O Que Vi do Filme #11: Produções Independentes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s