O Que Vi do Filme Nove Rainhas (Nueve Reinas) - 2000

O Que Vi do Filme: Nove Rainhas (Nueve Reinas) – 2000

Tinha assistido somente uma parte do filme em meados da década passada. A história é bem envolvente, sem se apoiar em efeitos especiais, somente nas enrascadas destes dois trambiqueiros, ou como diz o cartaz “estafadores”. Na época nem sabia quem era Ricardo Darin, hoje aparentemente o último argentino vivo depois de Maradona, Messi e a presidenta Cristina Kirchner.  Nove Rainhas ganhou até uma versão Hollywoodiana – “Criminal” em 2004.

nueve-reinas

Lembro da primeira vez que assisti, uma cena ambientada no banheiro do hotel, o personagem de Darin, Marcos, finge falar no celular sobre o jogo de selos raros de nove rainhas enquanto a vítima, um colecionador rico estava lá, sem seus seguranças. De repente entra um policial a paisana pra desmascara-lo. Como o colecionador não sofreu nenhuma violência, ficou por isso mesmo, não foi dado queixa, nem nada. Logo depois o próprio colecionador procura Marcos e diz já saber que tudo aquilo era um truque: a conversa no celular, o policial era conhecido de Marcos, tudo combinado. Mesmo assim estava interessado no conjunto de selos conhecido como nove rainhas.

nove rainhas

E essa é a pegada do filme, cada situação que se passa você não sabe ao certo quem é o mais espertinho( o malaca, o safo).

Na Argentina, naquele período de desemprego, recessão, crise(talvez você não se lembre muito bem o que é inflação galopante, mas se a economia aqui no Brasil não melhorar você vai saber) e se não me engano era no mesmo período que o dólar subiu de valor muito rápido em pouco tempo, de 1 pra 1 foi para 2 pra 1, ou seja quem importava ou pagava em real mas tabelado em dólar, de uma hora para outra tinha duplicado a dívida. Lá na Argentina, o cenário sócio-econômico estava pior. Enfim,voltando ao filme, Marcos decide utilizar o novato Juan (Gastón Pauls) em alguns de seus golpes por um período breve, enquanto seu antigo companheiro está ausente, sem explicar muito bem o motivo.

Ele demonstra alguns truques novos, pequenos golpes, somos apresentados aos seus “colegas de trabalho”, há até uma piada sobre a índole deles, podendo até vender armas, mas matar… que tipo de gente faria isso!?

Num desses encontros e desencontros, surge um velho conhecido de Marcos e veja só, também é conhece o Juan. O senhorzinho é um falsificador e tem uma “réplica” das Nove Rainhas. O tiozinho queria apresentar para o tal colecionador, mas a irmã de Marcos, Valeria(aquela “mujer” descrita na capa”, interpretada por Leticia Brédice) o impediu de realizar transações no hotel gerenciado por ela, na qual está hospedado… o colecionador. Bom, já conseguiu imaginar que já começa a embolar…

     nueve-reinas_tres

Nesse jogo de quem é mais esperto entra na dança até uma criança no metrô. Sabe estas crianças que vendem doces ou miudezas nos coletivos ou nas ruas? Neste caso estava pedindo uma colaboração financeira, em troca deixava um santinho, estas imagens de santos impressas. Juan, aproveita e decide fazer o seguinte. Em um lado, deixa um carrinho, no outro deixa uma nota. Qual você acha que a criança escolheu?

Trailer

Filme completo dublado

Conhece Rita Pavone?

Para finalizar fique com o trailer do remake: Criminal. Com John C. Reily, Diego Luna e Maggie Gyllenhaal.

Anúncios

2 comentários sobre “O Que Vi do Filme: Nove Rainhas (Nueve Reinas) – 2000

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s