Technodromo #4 – Vanguart

No Technodromo de hoje, inspirado pelo lançamento do novo álbum “Muito mais que o amor”, falarei sobre a banda Vanguart.

Vanguart é um conjunto brasileiro de folk rock e possui músicas em português, inglês e espanhol, e conta com os músicos: Hélio Flanders (vocal, violão, gaita), Reginaldo Lincoln (baixo), David Dafré (guitarra), Douglas Godoy (bateria), Luiz Lazzaroto (teclado), e atualmente a banda ganhou o reforço de Fernanda Kostchak (violino), que também participa de um projeto de música folclórica irlandesa chamado Oran.

Desde 2002 em atividade, primeiro como projeto solo de Hélio Flanders, depois como banda completa em 2005, o Vanguart vem ganhando espaço na cena independente nacional e ganhando mais fãs a cada ano.

O primeiro single “Semáforo” pode ser considerado o ponto de partida da Vanguart que conhecemos hoje, lançada em 2006 a música deu grande visibilidade à banda dentro do Brasil, depois do sucesso desse single a banda entra em estúdio para gravar o primeiro álbum, que tem seu release em 2007, nesse mesmo ano a banda é convidada para se apresentar no programa Som Brasil da Rede Globo, nesse programa algumas bandas convidadas apresentam covers de algum artista ou banda nacional consagrada, ao Vanguart coube a homenagem à Raul Seixas.

Toca Raul?
A banda também já se apresentou diversas vezes tocando covers de Beatles, uma das influências da banda, sob a alcunha de Vangbeats.

As músicas do Vanguart tem um clima nostálgico, bucólico e algumas vezes triste, e muitas canções são alegres sobre temas tristes, o que cria um contraste interessante.
A banda transmite essa atmosfera folk/retrô também em seu estilo visual, que a cada novo álbum vem ganhando mais identidade própria e carisma.

O segundo álbum “Boa Parte de Mim Vai Embora”, lançado em 2011, foi ainda mais bem sucedido que o álbum de estréia homônimo à banda, prova disso pode ser o prêmio de melhor banda no VMB 2012, esse segundo trabalho mostra que a banda já amadureceu muito desde o começo de sua carreira, e que os músicos encontraram sua própria identidade musical.
A música de trabalho “Mi Vida Eres Tu” ganhou um clipe interessante e criativo, mas foi tradado por algumas pessoas como um pouco controverso, pois trás um garoto para o mundo adulto fazendo ele dirigir um carro, por exemplo.

O trabalho mais recente do Vanguart, Muito Mais Que O Amor, além de um belo trabalho musical da banda, também é um belo trabalho visual, como você pode conferir no site: http://www.muitomaisqueoamor.com.br
Neste álbum a banda criou além de novos hits, mais um clipe sensacional, que transmite perfeitamente a atmosfera folk da banda, provando que a banda está cada vez mais madura e com muito material bom para mostrar.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s