Gibizim #1: Arquivo X – 10ª Temporada (IDW Publishing)

9 temporadas, 2 filmes, 1 spin-off e 20 anos depois, Arquivo X segue com sua 10ª temporada em quadrinhos pela IDW.

X-Files_IDW_10_season

B838FDBD-2CA3-4019-AEE7-D5C62F583A04-134-0000001E6BB2A912_zpsd4c43500

Desde junho do ano passado a editora IDW vem publicando as histórias do casal Fox Mulder e Dana Scully dando sequencia aos eventos apresentados no segundo filme “Eu Quero Acreditar” ( que foi mais ou menos, mais ou menos…).

E convenhamos, é uma maneira mais barata e prática para não envelhecer os personagens. Quem sabe dos quadrinhos para uma série animada em tom noir/ thriller tal qual foram as primeiras temporadas, não seria tão difícil. MIB – Homens de Preto era uma série em quadrinhos, virou filme e depois se tornou uma série animada. Tudo bem que o teor é um pouquinho diferente mas…não custa acreditar.

Se você ainda é garotinho juvenil criado com leite de pera e ovomaltino, Arquivo X foi uma série da FOX transmitido no começo dos anos 90, mais precisamente em 93 . No Brasil a Record exibiu exaustivamente as primeiras temporadas( Todo Mundo Odeia o Chris que o diga).

Trazia o agente Fox Mulder investigando os casos sombrios e sem explicações, os chamados ARQUIVO X (entendeu x= indeterminado hein, hein?), que existiam desde os anos 50, mas ninguém dava muita atenção, a não ser um tal de Arthur…

Mas como ele tinha fama de “excêntrico”, o FBI colocou um alguém pra ficar de olho nas investigações, a agente Dana Scully. Cabia a ela relatar o processo de forma científica o que o maluco do Mulder pesquisava. Muito antes de CSI e derivados, lá estava ela dissecando corpos, fazendo autópsia para entender o que tinha acontecido em cada episódio.

Dando os pitacos estava o superintendente Skinner. E um pouco mais distante, porém observando tudo estava o “Canceroso”( o cara lá da imagem de cima) envolvido em algo muito maior do que as primeiras temporadas poderiam dar conta.

A graça do seriado era justamente colocar estes dois personagens distintos, alguém buscando algo além da imaginação e outra pessoa analisando racionalmente as situações apresentadas. Iam desde casos paranormais, sobrenaturais até invasão alienígenas e é claro, conspiração governamental.

O sucesso foi tão grande que uma equipe de apoio, os Pistoleiros solitários, três Nerds, Hackers, RPGistas, ganharam uma série própria (apesar de ter ficado somente em uma temporada):

Lone_Gunmen_Season_10

Resumo do resumo do resumo

Depois de 3 temporadas começou a desandar um pouco, na 5ª já tava uma bagunça. O filme veio junto da 6 temporada, que mais parecia um episódio duplo porque tinha total ligação com a série. Aí os atores já estavam começando a ficar de saco cheio e trouxeram mais dois agentes, mudaram o status quo, o que era mistério virou arroz de festa… Nessa altura todo mundo queria o fim da série de forma mais digna possível. Só foram encerrar na 9ª mesmo, ou você acha que os executivos iam largar o osso (Smallville, Sobrenatural, etc)?

10ª Temporada

O primeiro arco os dois estão sob proteção do governo vivendo uma vida tranquila, até que um amigo reaparece e eles estão sob a mira de alguém que quer mata-los.

O escritor Joe Harris destaca “Nós estamos indo no rumo de tentar inaugurar Arquivo X em uma nova era. Agora temos WikiLeaks, drones de guerra, o Patriot Act e desafios relacionados ao governo e influência de forças externas, empresas e grupos de lobby “, disse Harris. “A América tem desafios, problemas novos e antigos, relacionados com a forma como ela funciona e quem a faz funcionar. Acho  que a mitologia do ‘X-Files’ vai encaixar muito bem com estes tempos caóticos e globalizados.”

Xfiles_season 10 believers

Galeria de Capas

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s