Filme-Uma-Vida-Iluminada-Brilho-Eterno-De-Uma-Mente-Sem-Lembranças

Filmes: Uma Vida Iluminada e Brilho Eterno De Uma Mente Sem Lembranças 

Tinha 2 filmes que sempre confundia os nomes: Uma Vida Iluminada e Brilho Eterno De Uma Mente Sem Lembranças. Ambos com Elijah Wood.


Depois deste post não vou mais me confundir!

Anteriormente…

Dias desses ( na verdade já faz um tempo, mas considerando a pouca atualização do blog…) fui assistir com os amigos o longa metragem do Amigão da Vizinhança. Enquanto a sessão não começava, entre as conversas, lembramos de um filme que sempre confundíamos o nome com outro de mesma época e nas duas produções estava o eterno Frodo, Elija Wood.

Um deles é o já citado Uma Vida Iluminada e o outro é Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças.

Atualmente

Aí pensei, por que não falar sobre este(s) filme(s)? Mas vai ser bem breve, porque faz mais de 10 anos que assisti…

UMA VIDA ILUMINADA

  • Título original: Everything Is Illuminated
  • Ano: 2005
  • Diretor: Liev Schreiber
Poster-filme-Uma-Vida-iluminada-pipoca-com-bacon
Poster original do filme Uma Vida Iluminada ( Everything is illuminated ), 2005. Dirigido por Liev Scheiber e protagonizado por Elija Wood.

Sinopse

Jonathan (Elijah Wood) é um jovem judeu americano, que vai até a Ucrânia em busca da mulher que salvou a vida de seu avô na 2ª Guerra Mundial. Ele é auxiliado nessa viagem por Alex Perchov (Eugene Hutz), um precário tradutor que mais atrapalha do que ajuda, e pelo avô de Alex( ( Boris Leskin ), um motorista mal-humorado que anda sempre acompanhado de seu fedido e desobediente cachorro, batizado de Sammy Davis Jr. Jr. Durante a jornada o inusitado quarteto descobre segredos sobre a ocupação nazista e a cumplicidade do governo ucraniano da época.

Trecho-filme-uma-vida-iluminada-pipoca-com-bacon
Alex (Eugene Hutz), Jonathan ( Elijah Wood ) o Avô ( Boris Leskin ) e o cachorro Samy Davis Jr. Jr. em Uma Vida Iluminada ( Everything Is Illuminated ), de 2005. Dirigido por Liev Schreiber.

O Que (Me Lembro) Vi Do Filme

  • Uma Vida Iluminada também pode ser chamado de O Filme Dirigido pelo Dentes de Sabre, ou O Filme Com O Vocalista Da Banda Gogol Bordel logo. É claro, o filme com o Frodo!
  • Jonathan é um cara todo organizado, ele gosta de guardar souvenirs, lembrancinhas, essas coisas. Tudo para não esquecer de sua vida.
  • Ao chegar na Ucrância, conhece o “tradutor” Alex, todo no estilo americano de se vestir.
  • E o “avô”, que acha que é cego, com seu companheiro, o cachorro Samy Davis Jr. Jr., sim, dois “Juniors”!
  • E claro, no meio desse choque de cultura, eles vão conhecendo um pouco sobre o outro e as coisas que aconteceram na guerra.
frame--flme-uma-vida-iluminada-pipoca-com-bacon
Uma Vida Iluminada ( Everything Is Illuminated ), de 2005. Dirigido por Liev Schreiber e protagonizado por Elija Wood.

Confira o trailer.

 

Curiosidades

É o 1º filme dirigido por Liev Schreiber, conhecido mais como ator em: X-Men Origens: Wolverine, Sob O Domínio do Mal, Salt, e desde 2013, protagonista do seriado Ray Donovan.

Wolverine-Hugh-Jackman-Dentes-de-sabre-liev-schreiber-pipoca-com-bacon
Wolverine ( Hugh Jackman ) e Dentes De Sabre ( Liev Schreiber ) em X-Men Origens: Wolverine, de 2009.

Uma Vida Iluminada é uma adaptação do livro de mesmo nome, escrito por Jonathan Safran Foer.

Capa-livro-everything-is-illuminated-jonathan-safran-foer-pipoca-com-bacon
Capa do livro Everything Is Illuminated, escrito por Jonathan Safran Foer.

E conforme comentado lá em cima, no começo do post, temos o Eugene Hutz, vocalista da banda Gogol Bordello.

 

BRILHO ETERNO DE UMA MENTE SEM LEMBRANÇAS

  • Título original: Eternal Sunshine of Spotless Mind
  • Ano: 2004
  • Diretor: Michel Gondry
Poster-Brilho-Eterno-De-Uma-Mente-Sem-Lembanças-Pipoca-Com-Bacon
Pôster do filme Brilho Eterno De Uma Mente Sem Lembranças ( Eternal Sunshine Of The Spotless Mind), de 2004.

Sinopse

Joel (Jim Carrey) e Clementine (Kate Winslet) formavam um casal que durante anos tentaram fazer com que o relacionamento desse certo. Desiludida com o fracasso, Clementine decide esquecer Joel para sempre e, para tanto, aceita se submeter a um tratamento experimental, que retira de sua memória os momentos vividos com ele. Após saber de sua atitude Joel entra em depressão, frustrado por ainda estar apaixonado por alguém que quer esquecê-lo. Decidido a superar a questão, Joel também se submete ao tratamento experimental. Porém ele acaba desistindo de tentar esquecê-la e começa a encaixar Clementine em momentos de sua memória os quais ela não participa.

joel-jim-carey-brilho-eterno-de-uma-mente-sem-lembranças-pipoca-com-bacon
Joel decide apagar Clementine de sua memória em Brilho Eterno De Uma Mente Sem Lembanças ( Eternal Sunshine Of The Spotless Mind ), de 2004.

O Que ( Me Lembro ) Vi Do Filme

Pra começar a história não é linear, tem cenas em que a Clementine já apagou a memória, outras em que Joel após saber disso, decide fazer também.

Tem toda a viagem dele para que nem todas as lembranças sejam apagadas, na qual a lembrança de Clementine acompanha ele.

Tem algumas pequenas histórias paralelas com a equipe Lacuna Inc., responsável pela prestação de serviço em apagar as memórias, com os atores Elijah Wood, Mark Rufallo, Tom Wilkinson e Kirsten Dunst.

Cartão-brilho-eterno-de-uma-mente-sem-lembranças-pipoca-com-bacon
Brilho Eterno De Uma Mente Sem Lembranças ( Eternal Sunshine Of The Spotless Mid ), 2005. Dirigido por Michel Gondry

Confira o trailer.

Curiosidades

O nome do filme foi tirado do poema ‘Eloisa to Abelard’, de Alexander Pope: ‘Quão feliz é o destino de um inocente sem culpa, esquecendo o mundo e sendo por ele esquecido. Brilho eterno de uma mente sem lembranças. Toda prece é ouvida, toda graça se alcança’

Não é o 1º filme a usar este poema. Um dos roteiristas Charlie Kaufman, já tinha usado em Quero Ser John Malkovich, de 1999.

Brilho Eterno… foi filmado em 1998, mas em 1999 foi lançado Amnésia ( Memento ). Para evitar comparações, decidiram postergar o lançamento para 2004.

Não só a cor do cabelo da protagonista Clementine, reflete sua fase emotiva, como também nos ajuda a entender em que período a história se passa, pois ela não é linear.

Filme-Brilho-Eterno-de-uma-mente-sem-lembranças-pipoca-com-bacon
Clementine ( Kate Winslet ), e suas fases, representadas pelas cores de seu cabelo, em Brilho Eterno De Uma Mente Sem Lembranças ( Eternal Sunshine Of The Spotless Mind), de 2004.

Como eu já coloquei uma música do Gogol Bordello para Uma Vida Iluminada, neste vou deixar uma música que faz parte da trilha sonora: Everybody’s Got To Learn Sometime, interpretada pelo artista Beck.

Você já assistiu algum destes? Tem alguma produção de baixo orçamento ( para os padrões hollywoodianos), com atores consagrados, meio cult, meio indie, mas com uma boa história ou narrativa intrigante?

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s