01-trilha-sonora-filmes-de-cameron-crowe-pipoca-com-bacon

Trilha Sonora – Os Filmes de Cameron Crowe

Filmes divertidos, personagens carismáticos e trilha sonora sempre revelando uma relação íntima com o escritor e diretor Cameron Crowe e a música.

Trilha-Sonora-Filmes-de-Cameron-Crowe-pipoca-com-bacon

Anteriormente…

… Seguindo os moldes deste post aqui, dei sequência através deste, deixando uma dica de qual seria o próximo assunto a ser abordado.

Atualmente

Caso você não tenha clicado no link, a dica era um trecho do filme Jerry Maguire, de 1996, protagonizado por Tom Cruise e no trecho do vídeo toca a música Free Fallin’ de Tom Petty… e dirigido por Cameron Crowe!

Do Cenário Musical ao Mundo do Cinema

Trilha-Sonora-Filmes-de-Cameron-Crowe-pipoca-com-bacon
Escritor e diretor Cameron Crowe.

Um brevíssimo resumo de sua vida: aos 16 anos se tornou colaborador da revista Rolling Stones, entrevistando e escrevendo sobre David Bowie, Bob Dylan, Neil Young, Eric Clapton, Led Zepellin.

Anos depois ele foi o autor do livro Fast Times at Ridgemont High, contando sua experiência num colégio. Detalhe: Ele não estava matriculado.

Em 1982 o livro foi adaptado para os cinemas, sob o título nacional de Picardias Estudantis, contando com a participação de Sean Pean e Forest Whitaker. Além de ser a primeira participação de Nicolas Cage, ainda quando utilizava o nome Nicolas Coppola.

Trilha-sonora-filmes-de-cameron-crowe-pipoca-com-bacon
Capa do DVD do filme Picardias Estudantis (Fast Times At Ridgemont High), de 1982, baseado nas experiências de Cameron Crowe.

Trailer

 

A partir daí ele começou a escrever e dirigir a maioria de seus filmes.

Se quiser saber um pouco mais sobre ele e suas impressões sobre a vida, o universo e tudo mais, pode conferir a entrevista que ele deu para a Vanity Fair clicando aqui, quando ele estava divulgando – até o momento da publicação deste post – seu mais recente filme.

Agora vamos a cinebiografia, com os filmes e uma música de cada trilha sonora.

Digam O Que Quiserem (Say Anything) – 1989

Aqui temos John Cusack, fazendo o papel do jovem bonito tímido, apaixonado pela menina mais inteligente da escola, mas que tem como único amigo, o pai dela.

trilha-sonora-filmes-de-cameron-crowe-pipoca-com-bacon
Poster do filme Digam O Que Quiserem (Say Anything…), de 1989, escrito e dirigido por Cameron Crowe.

Sinopse

Lloyd Dobler (John Cusack) acaba de completar o ensino médio e não tem qualquer perspectiva para o futuro. Ele é apaixonado pela garota mais linda e inteligente do colégio, Diane Court (Ione Skye), que está de viagem marcada para a Inglaterra. Desesperado, ele fará de tudo para conquistá-la no verão que resta, mas primeiro precisará escapar dos olhares atentos do protetor pai da amada, James Court (John Mahoney).

Trailer

Trilha Sonora

In Your Eyes – Peter Gabriel

 

Tem a  cena emblemática, que é a imagem destacada do post e tem várias referências feitas desde então.

Referências

  • Série: Spaced – S02e07 – We’re Sorry Marsha

  • Série: South Park – S07e14 – Raisins
Trilha-Sonora-Filmes-de-Cameron-Crowe-pipoca-com-bacon
Referência de Digam O Que Quiserem em South Park: S07e14 – Raisins
  • The Flash – S02e07 – Gorilla Warfare
Trilha-Sonora-Filmes-de-Cameron-Crowe-pipoca-com-bacon
Referência de Digam O Que Quiserem em The Flash, no episódio Gorilla Warfare (S02E07).

Fan Art com os casal mutante Vampira e Gambit, dos X-Men:

Trilha-Sonora-Filmes-de-Cameron-Crowe-pipoca-com-bacon
Fan art – referência – Digam O Que Quiserem – X-Men

Curiosidade I: inicialmente não deveria ser In Your Eyes, de Peter Gabriel,  a fazer parte desta cena, mas aconteceu o famoso “é o que tem pra hoje”. E fez todo o sucesso na época.

Curiosidade II: Lembro a 1ª vez que ouvi esta música, e chamou atenção pela característica mais étnica em detrimento das outras mais rock, tocadas na rádio. Mais tarde, pois naquela época não tinha apps como Shazam, fui descobrir, quem era cantor: Peter Gabriel, em carreira solo, depois de uma passagem de sucesso na banda Gênesis, que ao sair, foi substituído por Phil Collins. Também não sabe quem é Phil Collins?

 

Vida de Solteiro (Singles) – 1992

Apesar de já ter lido e visto algo sobre este filme, ainda não assisti! Mas farei o mesmo com você, vou deixar o poster, sinopse e trailer pra ver se te interessa. Aí me fale o que achou.

Trilha-Sonora-Filmes-de-Cameron-Crowe-pipoca-com-bacon
Poster do filme Vida de Solteiro (Singles), de 1992. Escrito e dirigido por Cameron Crowe.

Sinopse

Seattle, início dos anos 90. Várias histórias paralelas sobre jovens no começo da vida adulta, que estão preocupados em se firmar em suas carreiras e, principalmente, em encontrar o amor. O filme mostra diversos moradores de um mesmo prédio, que freqüentam a mesma cafeteria

Trailer

 

Vou ver se desbloqueio a conquista de assistir 2 filmes ainda inéditos para mim, dirigido por Cameron Crowe. Pois o mais recente foi Sob o Mesmo Céu, que comentarei logo mais abaixo.

Jerry Maguire – A Grande Virada (Jerry Maguire) – 1996

Nesta época, este filme foi um evento! Trazia Cameron Crowe, Tom Cruise e Cuba Gooding Jr. num filme de grande orçamento.

trilha-sonora-filmes-de-cameron-crowe-pipoca-com-bacon
Poster do filme Jerry Maguire – A Grande Virada (Jerry Maguire), de 1996. Escrito e dirigido por Cameron Crowe.

Sinopse

Jerry Maguire é um agente esportivo bem-sucedido no ramo, mas numa noite escreve uma declaração de 25 páginas que sugere que os agentes tenham menos clientes e passem a adotar um tratamento mais humano com eles. Este fato provoca sua demissão e ele começa a perder de uma só vez todos os seus clientes, sendo obrigado a concentrar toda a sua energia e potencial em seu último, um temperamental jogador de futebol americano.

Trailer

Trilha Sonora

Secret Garden – Bruce Springfield

Jerry Maguire, foi consagrado com as seguintes premiações:

Prêmios

OSCAR –  1997

Vencedor 

Melhor Ator Coadjuvante – Cuba Gooding Jr.

Indicações 

Melhor Filme
Melhor Ator – Tom Cruise
Melhor Edição
Melhor Roteiro Original

GLOBO DE OURO – 1997
Vencedor

Melhor Ator – Comédia/Musical – Tom Cruise

Indicações

Melhor Filme – Comédia/Musical
Melhor Ator Coadjuvante – Cuba Gooding Jr.

Quase Famosos (Almost Famous) – 2000

E este, prezado leitor, é a romantização das aventuras do jovem Cameron Crowe. Lembra que comentei, quando ele, ainda na adolescência, escrevia sobre os jovens astros e grandes estrelas do rock.

No filme, ele não dá nome aos bois, se limitando a fazer referências do cenário musical da época.

trilha-sonora-filmes-de-cameron-crowe-pipoca-com-bacon
Poster do filme Quase Famosos (Almost Famous), de 2000. Escrito e dirigido por Cameron Crowe.

Sinopse

O filme retrata o cenário do rock dos anos 70. Um rapaz de 15 anos consegue trabalho na revista Rolling Stone, e deve acompanhar a banda Stillwater em sua primeira excursão pelos Estados Unidos.

Trailer

Trilha Sonora

Tiny Dancer – Elton John

 

Quase Famosos, garantiu o Oscar de Melhor Roteiro Original. Além das indicações a Jeniffer Hudson e Frances McDormand, por Melhor Atriz Coadjuvante.

Vanilla Sky – 2001

Esse filme que retoma a parceria entre Cameron Crowe e Tom Cruise, vi no cinema, muito antes de saber quem era o diretor assunto deste post .

trilha-sonora-filmes-cameron-crowe-pipoca-com-bacon
Poster do filme Vanilla Sky, de 2001. Dirigido por Cameron Crowe.

… E tampouco que era um remake de Preso Na Escuridão (Abre Los Ojos), produzido em 1997, mas mantendo uma das atrizes, Penelope Cruz na versão Hollywoodiana.

Trilha-Sonora-Filmes-de-Cameron-Crowe-pipoca-com-bacon
Capa do DVD de Preso Na Escuridão (Abre Los Ojos), de 1997. Dirigido por Alejandro Amenábar

Sinopse

Jovem, bonito e rico, o poderoso editor David Aames pode ter tudo que seu coração deseja. Mesmo assim, sua vida encantada parece incompleta. Uma noite, ele conhece a mulher de seus sonhos e acredita que achou a peça que faltava. Porém, um fatal encontro com uma amante ciumenta põe o mundo de David fora de controle, deixando sequelas que acompanham toda trama do filme.

Trailer

Trilha Sonora

Sweetness Follows – REM

 

Curiosidade I: Aparentemente, para conseguir os direitos de Preso Na Escuridão, Tom Cruise deu a direção do filme Os Outros para o diretor Alejandro Amanábar, protagonizado até então pela esposa de Tom Cruise, Nicole Kidman.

Trilha-Sonora-Filmes-de-Cameron-Crowe-pipoca-com-bacon
Capa do DVD do filme Os Outros (The Others), de 2005. Protagonizado por Nicole Kidman e dirigido por Alejandro Amenábar.

Curiosidade II: Foi durante as filmagens de Vanilla Sky, que Tom Cruise se envolveu com Penelope Cruz. Após os eventos de promoção e divulgação, firmaram o namoro.

Tudo Acontece em Elizabethtown (Elizabethtown) – 2005

Nessa época já tinha assistido Jerry Maguire e Vanilla Sky e tinha gostado dos filmes. Havia me programado para ver no cinema. Kirsten Dunst estava no ano anterior em Homem-Aranha 2 e Orlando Bloom estava colhendo os louros, após o fim da trilogia de Senhor dos Anéis.

trilha-sonora-filmes-de-cameron-crowe-pipoca-com-bacon
Poster do filme Tudo Acontece Em Elizabethtown (Elizabethtown), de 2005. Escrito e dirigido por Cameron Crowe.

Sinopse

Drew Baylor (Orlando Bloom) era muito bem sucedido no trabalho, até o seu grande projeto de tênis fracassou e por isso queria acabar com sua vida, mas ao receber a notícia que seu pai havia falecido, Drew vai a Elizabethtown, no Kentucky, cidade natal de seu pai, para o enterro. No caminho ele conhece uma Comissária de bordo/Aeromoça, Claire Colburn (Kirsten Dunst), pela qual acaba se apaixonando.

Trailer

Trilha Sonora

Free Bird – Lynyrd Skynyrd

Acontece que acabei não assistindo o filme no cinema e só depois lá na frente fui ter a oportunidade de ver, mas já em home video. Nesse meio tempo, veio o jogo Guitar Hero II e foi através deste game e não do filme, meu primeiro contato com a música.

Compramos um Zoológico (We Bought a Zoo) – 2011

Mais um que fui ao cinema, já como fã, então as expectativas estavam altas. Acabei sendo surpreendido pois não foi o que eu esperava em vários aspectos. Mas é um bom filme. Vou rever em breve!

trilha-sonora-filmes-cameron-crowe-pipoca-com-bacon
Poster do filme Compramos Um Zoológico (We Bought a Zoo), de 2011. Dirigido por Cameron Crowe.

Sinopse

Uma história incrível e verdadeira sobre um pai sozinho que decide que sua família precisa recomeçar, então, ele e seus filhos se mudam para um lugar totalmente inesperado: um zoológico. Com a ajuda de uma equipe eclética de funcionários e muitos percalços pelo caminho, a família trabalha para devolver o zoológico dilapidado à sua antiga beleza e glória.

Trailer

Trilha Sonora

 Jónsi – Gathering Stories

Curiosidade I: Esse foi um dos poucos filmes, que ele somente dirigiu. O outro foi Vanilla Sky.

Curiosidade II: É baseado numa história real, contada no livro homônimo.

Sob o Mesmo Céu (Aloha) – 2015

Esse daí, nem sabia que tinha saído… mas depois ví sim e já adianto que é bem mais ou menos. Só que o bem mais ou menos de um diretor acima da média ainda é melhor que muita coisa.

trilha-sonora-filmes-cameron-crowe-pipoca-com-bacon
Poster do filme Sob O Mesmo Céu (Aloha), de 2015. Escrito e dirigido por Cameron Crowe.

Sinopse

Um militar (Bradley Cooper) que está em uma fase ruim e recebe a chance de retomar sua carreira no Havaí. Enquanto busca a redenção profissional, ele também tenta colocar um ponto final em um antigo amor (Rachel McAdams), além de ter que lidar com sentimentos inesperados por sua parceira no projeto, uma promissora jovem da Força Aérea (Emma Stone).​

Trailer

Trilha Sonora

First – Cold War Kids

Curiosidade I: Durante o vazamento de e-mails dos executivos da Sony, alguns demonstravam cautela, outros despejavem críticas quando ao potencial e perspectiva de sucesso do filme.

Curiosidade II: A personagem de Emma Stone é 1/4 havaiana e também de origem chinesa. Isso causou polêmica, não só por conta desta personagem,  mas também pelo fato do filme se passar praticamente na região e os personagens principais não terem descendência local.

Além dos Filmes

Cameron Crowe, dirigiu os documentários, ambos de 2011:

No entanto em 2016 ele trabalhou em uma série: Roadies.

trilha-sonora-filmes-cameron-crowe-pipoca-com-bacon
Poster da série Roadies, exibida em 2016 nos Estados Unidos.

 

Até o momento não há previsão de um novo filme.

Últimas Palavras

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s